Voltamos com Ideias Fresquinhas

Visita Técnica Supermercados On-line
4 de agosto de 2016 por
Voltamos com Ideias Fresquinhas
Mercado em Casa Delivery, Joe Alves
| Nenhum comentário ainda

Voltamos com Ideias Fresquinhas

Visita Técnica Supermerados On-line

Somos apaixonados por supermercado, internet e meio ambiente. Por isso fomos ver o que os outros supermercados virtuais estão fazendo pelo mundo.  

Tivemos a oportunidade de conhecer a operação de delivery de algumas redes de  supermercados, o que podemos chamar de visita técnica. Aprendemos muito e voltamos com ideias fresquinhas para tornar o Mercado em Casa Delivery cada vez mais do seu jeito.

Nossa pesquisa começou pela hora da verdade, que é quando o entregador bate à sua porta. Fizemos os pedidos com entrega nos endereços das nossas hospedagens. Todas as entregas ocorreram sem correções significativas a fazer. Vamos falar de algumas.

Nosso pedido feito no Tesco, chegou a noitinha e na hora combinada, entrega realizada dentro do normal, nada a corrigir, mas também sem surpreender.

Nosso pedido do Ulabox, atendeu às expectativas. Entregadores muito educados, tiraram dúvidas sobre produtos. Pareceram bastante comprometidos com a satisfação do cliente.

No pedido no El Corte Inglês, a expectativa foi criada a partir das lojas físicas que são excelentes, tudo que você imagina de um supermercado de primeiro mundo, coisa fina. O delivery não poderia ser diferente. Algumas coisas chamaram a atenção nesta compra, entre elas: o cuidado com os produtos, a atenção dos entregadores e grande agilidade para entregar em uma grande cidade.

tesco.com/groceries - itesco.cz / ulabox.com / elcorteingles.es

    


Para variar um pouco, resolvemos testar outros tipos de delivery, que fosse tão complicado quanto entregar produtos de varejo. Resolvemos testar os serviços de entrega de bike pedindo comida.

Deliveroo, faz parcerias com redes de restaurantes e estabelecimentos independes, mas é o responsável pelas entregas. Contando com uma equipe de mais de 100 ciclistas atende mais de 120 localidades e está expandindo para outros países. Chegou muito rápido, 32 minutos. Dizem que o  fundador Will Shu pega sua bike elétrica e também faz entregas.

Marleenkookt  entrega em casa refeições frescas, saborosas e saudáveis. Para pedir tem que programar de acordo com o menu do dia. Serviço fino,  muito caprichado, ingredientes de primeira, preparação e comodidade. Não se assuste com o entregador de chinelos, é que em Amsterdan no verão é assim mesmo.

deliveroo.co.uk  /  marleenkookt.nl

     


Depois da nossa experiência de campo, fomos conhecer por dentro como funciona o universo complexo de uma operação de supermercado on-line.

Primeiro temos que agradecer ao nosso amigo Oscar Farez que nos abriu a porta para conhecer algumas pessoas incríveis que fazem você acreditar que receber as suas compras de supermercado em sua porta é uma coisa simples.

Mercabarna é um centro especializado que concentra as atividades de distribuição, fabricação, importação e exportação de produtos frescos e congelados. É uma cidade que funciona 24h por dia. Um complexo de 800 empresas de  alimentos em uma região estrategicamente localizada próxima ao porto de Barcelona na Espanha.

Concentra 4 grandes áreas de negócios:  Mercado Central de Frutas e Vegetais, Mercado Central de Peixes, Abatedouro, Frigorífico e o Mercado de Flores.  As grandes redes de supermercados (incluindo as operações on-line), distribuidores, redes de restaurantes, importadores e exportadores se concentram no Mercabarna.

A sua área de influência em abastecimento e distribuição abrange toda a Catalunha, norte de Valência, Aragão, Ilhas Baleares, Andorra, sul da França e norte da Itália. Aproximadamente 10 milhões de consumidores são abastecidos com produtos frescos todos os dias saindo do Mercabarna. É a cidade Food.

mercabarna.es

A localização próxima ao Porto de Barcelona é estratégica, pois o Porto é uma referência em estrutura logística e de serviços na Europa. O Porto de Barcelona é o que mais recebe cruzeiros na Europa e o quarto do mundo, com 2,6 milhões de passageiros por ano. O Port Vell que faz parte do complexo portuário é um porto urbano aberto aos cidadãos, integrado com a cidade  e serviu como referência para a transformação da área portuária do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos. 

      

Agora que nos localizamos vamos para dentro da Mercabarna. Começamos com o recebimento de mercadorias vindo de diversas regiões produtoras da Espanha e do mundo.

Recebimento de mercadorias nos depósitos para distribuição.

   

Seleção de produtos para atender os pedidos das redes de supermercados.

     

  

Abastecimento para entrega na cadeia de varejo e pedidos de clientes da loja on-line.

   

E pra fechar a nossa visita fomos comer porque ninguém é de ferro. Como não poderia deixar de ser tivemos que experimentar uma comida típica da Galícia, sim eu sei que estávamos na Catalunha, mas esse prato é um clássico. Polvo Galego.

Bom, faltou a bebida, que poderia ser uma das várias cervejas excelentes da Espanha, mas preferimos achar um vinho escondido no celeiro.


Até a próxima expedição do Mercado em Casa para ver o que os mercados on-line estão fazendo por aí.

Entrar deixar um comentário