Você precisa de mais tempo?

Como aproveitar melhor o seu tempo
24 de outubro de 2015 por
Você precisa de mais tempo?
Café Joe
| Nenhum comentário ainda

Você precisa de mais tempo?

Você não é o único. Em quase todos os lugares as pessoas são pressionadas a cumprir suas obrigações, que na maioria das vezes não tem nada a ver com o que realmente importa para elas. Consertar o carro, buscar o bicho de estimação no pet shop, entregar uma tarefa no trabalho ou lidar com situações inesperadas pode não ser exatamente o que gostaria de estar fazendo.  

Quase sempre você tenta se convencer que tudo isso é temporário e que um dia tudo será diferente. Será que realmente você consegue encontrar um tempo para fazer aquilo que seria importante no dia de hoje? Nesta semana? Ou no próximo mês?

Seja realista, a tendência não é essa, é certo que o mundo não vai ficar mais tranquilo. Mas, você pode encontrar o tempo que precisa. Como?

Usando a sabedoria antiga para a vida moderna.

Passo 1 

Seja organizado.

Defina suas prioridades: faça uma lista do que você precisa fazer e determine se uma tarefa é importante, urgente ou ambas. Lembre-se de que algo pode ser importante, como por exemplo fazer compras no supermercado, mas nem sempre é urgente e não precisa ser realizado por você. (Fil:1:10). 

Planeje-se.

Assim como o lenhador vai ganhar mais tempo se amolar o seu machado, você vai conseguir usar melhor o seu tempo se planejar suas atividades antes de começá-las. O planejamento caminha lado a lado com a produtividade. (Ecl:10:10). 

Simplifique sua vida.

Saiba dizer “não” às coisas que não são importantes para você, ou que só roubam o seu tempo. Ter uma agenda cheia e compromissos demais pode sobrecarregá-lo e tirar sua alegria.

Passo 2

Fuja dos ladrões de tempo: a indecisão e o hábito de adiar as coisas.

O hábito de procrastinar as coisas rouba tempo e produtividade. Um lavrador que espera pelas condições perfeitas para plantar pode acabar não semeando e nem colhendo. Da mesma forma, se não tivermos cuidado, pensar muito antes de agir pode acabar permitindo que o medo das incertezas da vida nos transforme em pessoas indecisas.(Ecl:11:4).

Perfeccionismo.

É louvável que alguém queira dar o seu melhor, mas fixar metas irreais pode desapontar e até mesmo ser um desmotivador. Por exemplo: um empreendedor que está iniciando o seu próprio negócio, precisa entender que vai cometer erros e que vai aprender com eles. Por outro lado, um perfeccionista pode ter medo de tomar uma decisão, por achar que pode ser errada e que vai prejudicar o seu progresso. É muito melhor ser modesto e ter expectativas razoáveis. (Pro:11:2).

Passo 3

Seja equilibrado e realista.

Equilibre trabalho com recreação. Quem é viciado em trabalho geralmente não aproveita o resultado do seu esforço, porque não tem tempo ou energia para isso. (Ecl:4:6).

Durma o suficiente.

A maioria dos adultos precisa dormir cerca de 8 horas por dia para sentir-se bem. O sono também ajuda a melhorar a performance, porque aumenta a concentração, a memorização e o aprendizado. Por isso dormir é uma forma de usar bem o tempo. (Sal:4:8).

Defina objetivos realistas.

Uma pessoa inteligente não permite que desejos ou sonhos controle sua vida, principalmente os irrealistas ou impossíveis de alcançar. Assim, ela não se deixa seduzir pela propaganda enganosa nem pelo crédito fácil. Ao invés disso, é melhor aprender a se contentar no que realmente está ao seu alcance. (Ecl:6:9).

Passo 4

Seja guiado pelos valores certos.

Defina os seus valores: o que é bom, o que é importante e o que vale a pena. Pense que se sua vida fosse uma estrada, ela deveria seguir na direção para onde você deve ir. Por isso, ter bons valores pode ajudar você a definir as prioridades certas na vida e utilizar melhor o seu tempo. (Pro:2:6-7).

Coloque o amor em primeiro lugar.

Sem amor, é impossível ser feliz e se sentir emocionalmente bem, em especial na vida familiar. Quem ignorar este fato, talvez por colocar a carreira ou o dinheiro em primeiro lugar, estará investindo em sua própria infelicidade. (Col: 3:14).

Reserve um tempo para conhecer melhor a Deus.

Que tal reservar um pouco de tempo para conhecer melhor a Deus? Isso, com certeza, lhe dará a sabedoria necessária para aproveitar bem, não apenas o seu dia, mas também a sua vida. (Mat:5:3).

“Na verdade, você não paga as coisas com dinheiro, você as paga com o seu tempo”. A arte de crescer.

Dica

O seu smarthphone pode ajudar a poupar o seu tempo?

Para algumas pessoas sim, para outras são um desperdício de tempo. Por exemplo, o seu smartphone tem calendário, agenda, lista de tarefas, editor de texto, câmera, e-mail, internet, redes sociais, jogos e uma infinidade de aplicativos. Isso tudo pode ajudá-lo a poupar o seu tempo. Mas pode facilmente ser um grande ladrão de tempo se ficar usando sem um objetivo específico, baixando programas desnecessários, comprando acessórios inúteis, personalizando o aparelho além do necessário ou deixando que ele interfira nas suas responsabilidades e atrapalhe relacionamentos importantes.

Lembre-se do lenhador que amola o machado antes de cortar a árvore. Pesquise antes de comprar. Se um equipamento falha com frequência você gastará seu tempo para consertá-lo. Na verdade, se o smartphone vai poupar ou desperdiçar o tempo depende do usuário. Por isso faça bom uso do aparelho. 

Se você está sem tempo para ir ao supermercado peça pelo seu smartphone no Mercado em Casa Delivery -  Facilitando a sua vida e poupando o seu tempo!

Entrar deixar um comentário